sábado, 1 de junho de 2013

L'Antico Setificio Fiorentino






A seda foi introduzida na Itália por volta de 1100 através de missionários católicos que retornavam da China ou, como diz a lenda, de algumas princesas orientais que iam se casar com europeus e que davam como dote, entre outras coisas, tecidos maravilhosos e o casulo da seda.



Em Florença o fabrico da seda encontrou ambiente propício ao seu desenvolvimento no ano 300.A seda era fonte de prestigio para a cidade e de riqueza para os comerciantes. Com os Medici teve o período de maior importância. Foi, também, a origem da riqueza e importância de muitas famílias nobres florentinas. Os Rucellai, por exemplo, com a descoberta da cor “vermelho” fizeram fortuna própria e para Florença

Em meados do século XVIII, algumas das famílias nobres de Florença, incluindo a Gherardesca, os Pucci, os Bartolozzi, e muitos outros, decidiram criar um único laboratório, reunindo quadros, caixas e desenhos de tecidos que mantinham em seus palácios.

Nasce assim um estabelecimento capaz de atender as exigências desde a constante renovação de móveis e decoração, como também das capelas de família, até enxovais de noivas ou eventos particulares.

O Granduca Pietro Leopoldo di Lorena doou algumas máquinas para aumentar a produção em reconhecimento da importância do que se chama hoje Antigo Setífico Fiorentino.

Nos anos 50 o marquês Emilio Pucci di Barsento, junto com outras famílias fundadoras, aumentou ainda mais a importância de produzir tecidos para decorar casas de nobres italianos e estrangeiros.

Em 2010 o Antigo Setífico Fiorentino, foi comprado por Stefano Ricci garantindo assim que antiga tradição artesanal permanecesse em mãos fiorentinas.

A aquisição junto com o lançamento do projeto Stefano Ricci Home Collection traz hoje para o setifício um segundo renascimento, oferecendo tecidos únicos e sofisticados a uma clientela de gosto refinado e relançando o interesse pelo fabrico artesanal

Grandes arquitetos e designers famosos em todo o mundo, usam esses tecidos para satisfazer as suas necessidades, tanto em cor, design e qualidade do fio, deixando expressar sua criatividade em criações únicas e personalizadas. No setíficio encomenda-se tecido no padrão desejado, seja em estampas e até com brasões para o caso de famílias tradicionais.


Eu descobri o Antigo Setífico Fiorentino, um tanto por acaso, através das minhas aulas de historia da arte italiana. Numa aula em dos museus do Plazzo Pitti, “Gli Appartamenti monumentali” (os apartamentos monumentais), perguntei como os tecidos se mantinham em prefeito estado de conservação. Monica, minha professora, contou-me que são trocados sempre que estão gastos e eram fabricados com reprodução perfeita respeitando todos os detalhes da época no Antigo Setífico Fiorentino. Fiquei curiosa para ver isso. Tive sorte porque, apesar de não ser aberto ao público, ela conseguiu uma visita para mim.

Imaginava que era um local grande e cheio de tecnologia. Ao chegar ao endereço vi um sino na porta, uma bananeira, um local simples e pequeno comparado à suntuosidade dos tecidos e galões alí fabricados. Fui bem recebida na sala de atendimento onde tem tecidos e galões e também fotos de alguns clientes, rainhas na sua maioria.  

A minha cara de desapontamento e tristeza ao saber que não poderia ver os teares em funcionamento foi tanta que ela se apiedou e permitiu que eu visse sem fotografar. Que surpresa! Teares manuais e uns poucos mecânicos. Nada elétrico ou eletrônico.

Até 2008, quando visitei o setifício, o site era bem simples: algumas imagens e textos, mas agora já com nova administração, vocês podem conferir neste vídeo que tudo, tudo mesmo, desde a fiação, tingimento até a tecelagem são manuais.
Não pude comprar nenhum pedaço de tecido devido aos preços. Contentei-me com o livro que em 2008 custou 35 euros



_____________________________________________________

Que os vendedores não entendem, na maioria dos casos, do produto que vende, não é novidade. Porém no caso de tecidos, a situação é bem pior. Vendem fibras sintéticas como naturais, nunca sabem os nomes dos produtos têxteis... Por exemplo, tecido que brilha, para eles, é sempre seda. Referem-se quase sempre ao tecido com aspecto acetinado e brilhante e pode ser de seda, poliéster ou algodão.  Dessa forma varia não apenas a aplicação, por causa do caimento, o efeito, mas também o local adequado para uso da roupa.


No curso de corte e costura e modelagem a maioria absoluta dos alunos confessam ter grande dificuldade de saber qual o tecido adequado para cada modelo e qual tecido afina mais a silhueta – já que reina a preocupação em parecer mais magra e mais alta. Como também qual a metragem exata.

Pensando nisso a Casa 208 oferece um curso de curta duração onde o aluno será iniciado sobre fibras, fios, tecidos planos, tecidos de laçada e malhas com suas aplicações.

Data: 10, 17 e 24 de maio
Sábado das 13:00 às 18:00h (intervalo para coffee break)


Investimento: R$ 450,00 à vista
Ou em até 12 vezes com juros pelo  Bcash diretamente no Blog  Ou depósito em conta para pagamento à vista                  

Local: Avenida Gov. Agamenon Magalhães, 2764 sl.701 Espinheiro.


Informações: 8726.7521/3032.3321. contato@casa208.com
Solicite informações detalhadas sobre o curso, currículo do facilitador e valores do parcelamento.

É necessário antes solicitar por e-mail a ficha de inscrição para saber da disponibilidade de vaga

3 comentários:

Jane disse...

Quem vai ministrar este curso?

www.casa208.com disse...

Jane, envie e-mai para contato@casa208.com para eu posa enviar o currículo do professor

www.casa208.com disse...

corrigindo: "posso"