sábado, 18 de dezembro de 2010

Confraternização e etiqueta social

Chegando o final de ano chegam também as festas de confraternização. Ter a conduta adequada nestas ocasiões é muito importante. Não que seja menos importante portar-se bem entre amigos e parentes. Mas no ambiente coorporativo o resultado dos excessos pode prejudicar uma carreira. É nesse momento de relaxamento - onde as pessoas mostram quem realmente são - que um chefe pode, por exemplo, confirmar a impressão que tem de um funcionário que ele pretende promover. Qualquer falha no comportamento pode manchar a imagem pessoal e a da empresa

A etiqueta social não é uma “frescura” como muitos pensam. Ela é necessária para o bom convívio em sociedade, para impor limites. Não importa o lugar, a situação, o comportamento deve ser sempre pautado pelo respeito, e pela boa educação.
O conceito de etiqueta esta intimamente ligado a cortesia e a prática de boas maneiras. Não existem regras rigidas mas está ligada a tradição de cada sociedade. Mesmo o homem da pré-história já havia aprendido a cooperar e se organizar socialmente, até como forma de garantir sua sobrevivência.
Mas, foi na França que surgiram as normas de etiqueta como forma de padronizar o comportamento de um grupo social. Nessa época eram distribuídos aos nobres “etiquettes” fixados nos convites contendo as instruções de como se portar, o lugar a ser ocupado na mesa, entre outras.
Bom mesmo é pensar em etiqueta como uma extensão da ética, como normas de comportamento de respeito ao outro, mais do que os cerimoniais e a forma correta de segurar talheres, etc. Mais importante é ser gentil com os caixas de supermercado, evitar uso de celular em ambientes fechados, ceder a vez a uma senhora na fila, não exibir-se, corresponder a um favor recebido, retornar uma ligação e um e-mail, não ocupar duas vagas de estacionamento, nunca esquecer de dizer “bom dia”, “por favor” e “muito obrigado”. Saber impor-se sem grosseria.

Mas é importante entender que a festa de confraternização é uma continuação da rotina da empresa e as pessoas precisam ter isso muito claro. Melhor comportar-se bem para não se preocupar com o “day after” (a ressaca moral- que é pior que a ressaca da bebida)
Nestes eventos não costumam permitir que se leve parentes e/ou amigos; então é melhor evitar constrangimentos.
Apresentar-se com um visual alegre valorizando o estilo de cada um, mas que seja também adequado na cor, comprimento, transparência, etc. Denota extremo mau gosto usar roupas inadequadas mesmo que aquele colega maravilhoso, paquerado o ano inteiro, for presença confirmada. Ter cuidado com os palavrões e comentários, lembrar-se que todos os chefes, diretores e colegas também estarão por lá.
É recomendado que quanto mais alto for o cargo do executivo, menos tempo essa pessoa permaneça nessa confraternização. Isso porque sua presença tende a inibir os funcionários menos graduados.
Os presentes de “amigo secreto” devem ser escolhidos com critério, levando-se em conta o poder aquisitivo do presenteado para não gerar constrangimento. O que for sorteado com o nome do chefe deve escolher algo que obedeça à faixa de preço estipulada para os presentes dos demais funcionários.
Não atrasar porque pode deixar os organizadores ansiosos e é sinal de pouco caso. Pior ainda se o atrasado for o chefe da equipe. Ter discrição na hora de comer e esperar as pessoas hierarquicamente superiores servirem-se antes. Beber com moderação!
Ser agradável e procurar falar de amenidades. Falar mal de chefes e colegas, bem como criticar a organização nesta circunstância, é expressamente proibido. Evitar contar estórias catastróficas e ficar falando de doenças porque em dias de festa as pessoas procuram alegria e diversão
As confraternizações são sempre uma ótima oportunidade pra você melhorar seu network. Não deixe escapar esta chance comportando-se como se estivesse na última festa da sua vida. Não esqueça: mesmo sendo dia festa é uma extensão do ambiente de trabalho!

São apenas algumas dicas porque a dica mais importante é ter bom gosto e bom senso. Em qualquer situação uma pessoa inconveniente torna sempre o ambiente desagradável. Não queira ser lembrado(a) por isso.

Izabel Carvalho

Um comentário:

Eliane Andrade Neves Baptista disse...

Bel, desconhecia este seu lado de escritora sobre este tipo de assunto.... nas a-d-o-r-e-i, adorei..... nao so péla aboradagem, que foi simples e direta, mas também pelo "ambiente corporativo" onde voce a inseriu...
Creio que já é uma leitura previa para todas nós, nesta época, que participamos de tantos eventos deste tipo.... Parabéns....